Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 31 de março de 2013

ANTHOCHARIS CARDAMINES - (Linnaeus, 1758)


AURORA


. Características: Vulgarmente conhecida por Aurora, este lepidóptero apresenta um grande dimorfismo sexual. Enquanto os machos têm uma coloração laranja vivo na extremidade das asas anteriores, esta coloração não se encontra presente nas fêmeas. As asas das fêmeas são brancas, com uma mancha negra ou acinzentada nas pontas. Apresenta também uma pinta preta no centro das asas anteriores, que são ligeiramente maiores do que nos machos. A face inferior é branca, manchada de verde-mostarda ou verde-musgo, e têm uma envergadura de 4,5 cm a 5 cm. Esta espécie pertence á família dos Pierídeos (Pieridae).


. Habitat: Em toda a Europa e Ásia. Orlas de bosques húmidos, margens de rios, prados com flores e clareiras, dos 1200 até aos 2000 metros de altitude. Outrora frequente, hoje em dia começa a rarear.

. Período de voo: Desde o início de Abril até aos fins de Junho, numa só geração.





. Nesta imagem é possível observar as diferenças de cor, entre macho e fêmea. 


. Alimentação: A lagarta é de cor verde clara, com numerosos pequenos pontos escuros espalhados pelo corpo. Apresenta também uma risca branca na parte lateral do corpo, que separa a parte inferior que é de cor verde escura. Alimenta-se de vários tipos de Crucíferas. A lagarta transforma-se em crisálida presa a um ramo, cingulada.









. Observação importante: Costuma hibernar no estado de crisálida.










Sem comentários:

Enviar um comentário