Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 4 de novembro de 2012

ARIANA


PARARGE AEGERIA (Linnaeus, 1758)

. Características: A Pararge aegeria é uma borboleta que pertence á família dos Satirídeos (Satiridae), tem uma envergadura de 4 a 4,5 cm e as suas asas são de cor castanho, com manchas alaranjadas na face superior, apresentando um ocelo nas asas anteriores e três ocelos ou «olhos» nas asas posteriores. Na face inferior tem um padrão idêntico ao de uma folha seca, permitindo assim uma boa camuflagem.



 
 


. Habitat: Esta espécie é relativamente comum e encontra-se na Europa, Ásia e Norte de África até aos 1200 m de altitude. Em florestas mistas, clareiras, atalhos, sebes e jardins, em qualquer lugar que apresente condições sombreadas que a favoreça.

. Alimentação: As lagartas alimentam-se de gramíneas como a Agropyron e Triticum repens. A crisálida fica suspensa na vegetação, e na última geração a crisálida hiberna.



 
 

 
 

 
 

 
 


. Período de voo: De Março a Outubro em várias gerações.

. Observação importante: Esta espécie apresenta variabilidade geográfica na cor das asas. Os indivíduos do Norte são mais escuros com pintas creme-esbranquiçadas, enquanto que os do Sul têm pintas alaranjadas.












Sem comentários:

Enviar um comentário