Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 21 de outubro de 2012

AS MAIORES BORBOLETAS DO MUNDO

 
. De todas as espécies de borboletas existentes no mundo, três se destacam e disputam o título da maior borboleta do mundo. Por um lado está a borboleta Atlas, que habita as selvas do sudeste asiático, desde o sul da China até á Indonésia. Por outro, a borboleta Imperador, nativa da América Central e do Sul. Ambas são borboletas nocturnas. Entre as borboletas diurnas destaca-se a Rainha Alexandra, das selvas do extremo oriental da Nova Guiné.


BORBOLETA ATLAS
Attacus atlas (Linnaeus, 1758)

























. A borboleta Atlas (Attacus atlas), é uma espécie nocturna de grandes dimensões e pertence á família dos Saturnídeos (Saturnidae). Habita as florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, sul da China, ao longo do arquipélago malaio, Tailândia e Indonésia. Tem uma envergadura que atinge os 25 a 30 cm, e é considerada uma das maiores do mundo. As fêmeas, maiores que os machos, são fracas voadoras. Quando emergem da crisálida, procuram um lugar elevado e próximo, onde emitem feromonas para atrair os machos. Estes podem detectá-las a vários quilómetros de distância. Estas borboletas vivem poucos dias, pois carecem de espiritromba e não podem alimentar-se, por isso, só lhe restam algumas reservas acumuladas enquanto lagartas e a única função após eclodirem, é o de acasalarem para continuar a espécie.
 



Na Índia as borboletas Atlas são criadas em cativeiro pela sua seda de cor castanha e que se parece com a lã. As lagartas só produzem fios curtos, mas esta seda é de grande durabilidade e é conhecida como fagara. Os casulos são utilizados em Taiwan como porta-chaves.


BORBOLETA IMPERADOR

Thysania agrippina (Cramer, 1776)
















. A borboleta Imperador é outra borboleta nocturna de grandes dimensões e pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). A envergadura das suas asas ultrapassa por vezes os 30 cm, tornando-a assim uma das maiores, se não a maior borboleta nocturna do mundo. Tem um voo potente e é fácil de confundi-la com um morcego ou um pássaro. Devido ao seu grande porte tem problemas de defesa, por isso utiliza o delicado padrão das asas como camuflagem nos troncos das árvores.





Por vezes aproxima-se das casa atraída pelas luzes e certas povoações supersticiosas atribuem-lhe mau presságio. Encontra-se na América Central e do Sul. Apesar da ampla área de distribuição e do seu tamanho, pouco se conhece acerca desta espécie.


RAINHA ALEXANDRA (asa-de-pássaro)

Ornithoptera alexandrae (Rothschild, 1907)


















. A Rainha Alexandra ou (Ornithoptera alexandrae) é uma espécie endémica das florestas de Papua-Nova Guiné. Pertence á família dos Papilionídeos e é a maior espécie diurna existente. As fêmeas são maiores que os machos, têm asas castanhas com manchas brancas e um corpo de cor creme com uma pequena mancha vermelha no seu toráx. As suas asas atingem uma envergadura superior a 27 cm, e já foram encontrados espécimes com 31 cm. O corpo tem um comprimento de 8 cm e uma massa corporal de até 12 gramas.
Os machos por sua vez, são mais pequenos e mais vistosos, com asas marcadamente arredondadas e com uma envergadura que chega aproximadamente aos 20 cm. As suas asas são de cor acastanhada que se mistura com manchas iridescentes azuis e verdes. Possui ainda um abdómen de cor amarelo vivo. Estas borboletas são boas voadoras, e estão activas sobretudo ao amanhecer e entardecer. Alimentam-se do néctar das flores que crescem a grande altura na abóbada da selva. Os machos são territoriais e são capazes de expulsar pequenos pássaros dos seus territórios.





A espécie foi nomeada em 1907 pelo barão Lionel Walter Rothschild, em honra á rainha Alexandra, esposa do rei Eduardo VII do Reino Unido. O primeiro europeu a descobrir a espécie foi Albert Stewart Meek, em 1906, um colector utilizado por Lionel para colectar espécimes para a história natural de Papua-Nova Guiné. Embora o primeiro espécime tenha sido infelizmente capturado com a ajuda de uma de uma espingarda de pequeno porte, Albert logo descobriu as lagartas da borboleta e criou os primeiros espécimes. Esta espécie encontra-se ameaçada de extinção devido á destruição do seu habitat florestal e da actividade dos colectores.





 

1 comentário:

  1. eu tenho uma dessa aqui na parede da minha cozinha mas eu acho que ela morreu porque não se mexe! interessa a vocês?

    e-mail para contato : juzinha1974@hotmail.com ☺ ☺

    ResponderEliminar