Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 28 de outubro de 2012

A BORBOLETA MAIS PEQUENA DO MUNDO


PIGMEU AZUL OCIDENTAL
Brephidium Exilis (Boisduval, 1852)





















. Uma das borboletas mais pequenas do mundo, é a Pigmeu Azul Ocidental ou (Brephidium exilis). Esta borboleta diurna de reduzidas dimensões, pertence á família Lycaenidae. Tem uma envergadura de asas que não ultrapassa os 5 ou 7 mm. As suas asas na parte superior são de cor castanha e que se vão tornando azuis mais perto do corpo. Na face inferior são metade cinza e metade castanho, com tracejados igualmente cinza, e nas asas posteriores alguns pontos negros com quatro ocelos na margem das asas.

Habitat: Esta espécie pode ser encontrada em áreas costeiras, pântanos e desertos do Norte da América, Central e parte da América do Sul.



                . Lagarta da Brephidium exilis.


                 . Crisálida cingulada prestes a emergir.


 

 
. Nesta imagem é possível comparar o seu reduzido tamanho com um dedo.




. Pequeno vídeo da Pigmeu Azul Ocidental no seu meio natural.





2 comentários:

  1. Bom dia, sou a Arq. Adriana Araujo moro aqui na cidade de Manaus AM, e encontrei no lugar que estava reformando uma Borboleta minuscula que nao tem antenas e seu corpo é totalmente colado com as asas !! nao sei qual será a especie? Gostaria de saber com quem posso entrar em contato, tenho fotos e video, obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Olá Adriana! Pode enviar o material através do email contacto do blog que está no menú inicial do blog (Contacto). Obrigado!

    ResponderEliminar